Gestão da inovação

“A capacidade de inovar define o futuro de qualquer empresa. Em momentos de crise quando busca-se a sobrevivência no mercado, a inovação assume uma importância ainda maior”

• Análise da cultura da inovação;
• Investimentos em P&D;
• Domínio das tendências do negócio;
• Pesquisas de mercado;
• Participação em feiras e eventos;
• A empresa precisa definir se quer ser uma organização que copia e consequentemente estagnada e medíocre, ou se quer assumir uma atitude inovadora buscando soluções para ser sempre mais competitiva;
• Implantação do Banco de Idéias;
• Indicadores time to market; time to profit;
• Qual o percentual de sucesso para os novos produtos?
• Com qual qualidade foi reduzido o leadtime nos últimos anos?
• Com que eficácia é analisado o ciclo de vida dos produtos?
• Com que qualidade o design de produto é conduzido paralelamente com o design de processo?
• A equipe de P&D é multidisciplinar e integrada à Produção?
• A inovação é um projeto com gestão própria?
• A Produção tem capacidade para atender os impactos de inovação?
• Receita proveniente de novos produtos;
• Inovação nos processos e serviços;
• Avaliação: tecnologia- desenvolver ou comprar?
• Transformação digital como condutor da inovação.